Laboratório de entomologia agrícola expõe diferentes tipos de lagartas e percevejos
Tempo Agora
Rádio UFS

Área Restrita



Idealização do Site

Site idealizado por João Vieira dos Santos Filho, discente de Engenharia Agronômica, com o total apoio do Departamento de Agronomia da UFS através do Professor Dr. Alceu Pedrotti chefe de departamento na época, com o objetivo de conter materiais didáticos e textos de referência, materiais importantes para auxiliar os estudantes nas pesquisas acadêmicas e informações no ensino da Engenharia Agronômica e ciências afins.

Entendemos esse projeto educacional como uma forma de prestação de serviços a comunidade estudantil, em função dos esforços do DEA em proporcionar as ciências agrícolas um alto nível de qualidade no ensino do curso de Engenharia Agronômica.

 

Mural de Recados
Contador

Fert. & Corretivos

postheadericon Laboratório de entomologia agrícola expõe diferentes tipos de lagartas e percevejos

10/04/2014 15:50:45
Laboratório de entomologia agrícola expõe diferentes tipos de lagartas e percevejos

Grandes, pequenos, de diferentes cores e tamanhos. Estas são apenas algumas características dos tipos de lagartas e percevejos que estão expostos no minilaboratório de Entomologia Agrícola, localizado no stand da COMIGO na TECHNOSHOW 2014. A responsável pelo laboratório é a professora, doutora da Faculdade de Rio Verde e consultora agrônoma, Jurema Rattes. Diversos alunos da Faculdade são monitores no local.

 

O minilaboratório foi criado para auxiliar o produtor a identificar as principais espécies e a orientá-los a como lidar com cada uma das pragas, além de mostrar quais as culturas atacadas por elas. “Existe uma lagarta muito importante, a Spodoptera frugeperda, mais conhecida como lagarta do cartucho. Ela é muito antiga, mas as pessoas têm grande dificuldade de identificá-la e o laboratório poderá ajuda-las neste sentido”, avalia Jurema.

 

Ela ainda acrescenta que este tipo de experimento é muito importante para uma feira do porte da TECHNOSHOW, já que dá a oportunidade de o produtor formar sua opinião sobre o problema isolado, ao invés de enfrentar a questão diretamente no campo. Estão expostas no minilaboratório as lagartas: Helicoverpa armigera, Falsa Medideira, Heliothis virescens (lagarta da maçã), Spodoptera frugeperda (lagarta do cartucho) e Spodoptera eridanea. Os percevejos expostos são conhecidos como percevejo verde-pequeno e percevejo marrom.

 

Ficha Técnica

TECNOSHOW COMIGO 2014

Local: CTC – Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)

Período: 7 a 11 de abril de 2014 (segunda a sexta-feira)

Horário: 8 às 18 horas

Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição e Dinâmicas de Máquinas e Equipamentos, Palestras, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária.

Entrada: Gratuita