Tempo Agora
Rádio UFS

Área Restrita



Idealização do Site

Site idealizado por João Vieira dos Santos Filho, discente de Engenharia Agronômica, com o total apoio do Departamento de Agronomia da UFS através do Professor Dr. Alceu Pedrotti chefe de departamento na época, com o objetivo de conter materiais didáticos e textos de referência, materiais importantes para auxiliar os estudantes nas pesquisas acadêmicas e informações no ensino da Engenharia Agronômica e ciências afins.

Entendemos esse projeto educacional como uma forma de prestação de serviços a comunidade estudantil, em função dos esforços do DEA em proporcionar as ciências agrícolas um alto nível de qualidade no ensino do curso de Engenharia Agronômica.

Leia mais...

 

Mural de Recados
Contador

Fert. & Corretivos

postheadericon Magnésio

Magnésio (Mg)

O magnésio é um elemento químico de símbolo Mg de número atômico 12 (12 prótons e 12 elétrons) com massa atómica 24 u. É um metal alcalino-terroso, pertencente ao grupo (ou família) 2.

Os compostos de magnésio, principalmente seu óxido, é usado como material refratário em fornos para a produção de ferro e aço também na agricultura, indústrias químicas e de construção.

O magnésio é o sexto elemento mais abundante na crosta terrestre. Não é encontrado livre na natureza, porém entra na composição de mais de 60 minerais, sendo os mais importantes, dolomita, calcita, apatita, biotita, Mg na agricultura, é um  importante macronutriente secundário,  A forma disponível é  Mg++  adsorvida aos colóides do solo. Pela troca de cátions, o íon  Mg++ passa para a solução do solo. sua absorção pode ser reduzida por outros cátions, como o K+, NH4+, Ca++, Mn++, e o H+ (pH baixo).

Função fisiológica:

É um constituinte da molécula de clorofila, necessário a várias reações enzimáticas. Por ser constituinte da clorofila e sua deficiência aparece com um amarelecimento entre as nervuras das folhas mais velhas.

Fertilizantes com Magnésio:

Os calcários magnesianos são a principal  fonte de magnésio para as plantas. Outras formas de acréscimo de magnésio no solos são os fertilizantes:

- Sulfato de magnésio (16% MgO) - aplicação foliar;

- K-Mag (18% MgO);

- Termofosfatos (19% MgO);

- Hidróxido de magnésio (69,1% MgO);

- Fosmag (multifosfato magnesiano - 05% MgO);

- Magnesita (óxido de magnésio - 90-100% MgO);

- Silicato de magnésio (40,2% MgOA).

Deficiência de magnésio nas plantas

O potássio tem bastante mobilidade, na planta o que leva ao aparecimento inicial das deficiências nas folhas mais velhas. Ocorre clorose entre nervuras nas folhas velhas, que se unem e evoluem para coloração mais escura até o marrom, enquanto as nervuras permanecem verdes.

Ecila Maria Nunes Giracca                            José Luis da Silva Nunes

Eng. Agrª, Drª em Ciência do Solo               Eng. Agrº, Dr. em Fitotecnia