Tempo Agora
Rádio UFS

Área Restrita



Idealização do Site

Site idealizado por João Vieira dos Santos Filho, discente de Engenharia Agronômica, com o total apoio do Departamento de Agronomia da UFS através do Professor Dr. Alceu Pedrotti chefe de departamento na época, com o objetivo de conter materiais didáticos e textos de referência, materiais importantes para auxiliar os estudantes nas pesquisas acadêmicas e informações no ensino da Engenharia Agronômica e ciências afins.

Entendemos esse projeto educacional como uma forma de prestação de serviços a comunidade estudantil, em função dos esforços do DEA em proporcionar as ciências agrícolas um alto nível de qualidade no ensino do curso de Engenharia Agronômica.

Leia mais...

 

Mural de Recados
Contador

Fert. & Corretivos

postheadericon Campus Rural

Plantadora adubadora

Plantadora adubadora de plantio direto, com três opções de chassi monobloco para acoplamento aos três pontos do trator, equipado com duas rodas motrizes, sistema de engrenagens para regulagens de distribuição de adubo e sementes, distribuidor de adubo com rosca sem-fim e plataforma traseira e turbina acionado por cardan para sucção de ar (pressão negativa dos distribuidores de sementes pneumático). As unidades de plantio são equipadas com disco de corte de 17” com regulagem por mola de pressão e mancais blindados, unidade de adubo com disco duplo desencontrado e sulcador, unidade de semente pivotada com sistema de transmissão por eixo cardan que aciona o sistema distribuidor de sementes pneumático (sucção a vácuo), disco duplo semeador desencontrado ou paralelo, controlador de profundidade fixo que possui também a função de cobertura do sulco de plantio. Opcionais: marcador de linhas, disco duplo semeador com rolamento cônico, controlador de profundidade fixo, compactadores flutuante em “V” , com banda côncava ou banda larga. Finalidade do Produto: Efetua o plantio e adubação direto de sementes graúdas (soja, milho, feijão, amendoim, algodão, sorgo, girassol, etc.).
Para obter desempenho satisfatório na operação de plantio, a máquina semeadora adubadora deve: ajustar-se ao plantio em diferentes espaçamentos entre linhas e densidades de semeadura; possuir mecanismos dosadores de sementes e de adubo eficientes e de fácil regulagem; proporcionar baixo porcentual de danos às sementes; depositar a semente e o adubo nos sulcos de plantio, uniformemente, em profundidade constante e com pouca remoção de terra; ter boa capacidade de penetração no solo, mesmo no SPD; semear e adubar de forma adequada na presença de restos culturais; e possuir autonomia e capacidade de trabalho satisfatórias.

Colhedora de milho

Colhedora de milho de uma linha acoplável a tratores com potencia mínima de 65 CVs. Colhe, desempalha, debulha, limpa e ensaca o milho colhido. Equipada com bica coletora com altura regulável, sistema de roletes que colhem e separam as espigas de milho conduzindo para a rosca sem-fim. O sistema de trilhagem axial despalha e debulha, separando os grãos conduzindo ao cabeçote com registros para regulagem de ar. Possui carroceria com com capacidade de carga de 400 kg, bica de ensaque dupla, roda de apoio e pneu 700x16 – 10 lonas. O sistema de acoplamento ao trator é efetuado através de para-choque desenvolvido de acordo com a marca e modelo do trartor.
Colheita de uma linha de milho (colhe, desempalha, debulha, limpa e ensaca).

Vagão Forrageiro

Os vagões forrageiros são fornecidos nos modelos JM3000, JM6000 e JM10000, sendo recomendados para o transporte e distribuição de silagem ou trato diário diretamente ao cocho. Possui sistema de esteira rolante para descarga dianteira ou traseira, roletes agitadores que permitem a descompactação do volumoso e rosca sem-fim para a descarga lateral dianteira. O modelo JM3000 é fornecido com rodagem simples e os modelos JM6000 e JM10000 podem ser fornecidos com dois eixos ou rodagem tandem. Opcionalmente pode ser fornecido com sistema de dosador para concentrados, utilizados nos modelos JM6000 e JM10000 com dois eixos.
Efetua o transporte e distribuição de silagem ou trato diário diretamente ao cocho no trato pecuário.

 

Plaina traseira

Indicada para a construção de canais de irrigação, pequenos aterros e terraplanagens, conservação de estradas e carreadores da propriedade agrícola, bem como a manutenção dos terraços ou curas de nível. Possui diversas regulagens de ângulo e deslocamento da lâmina, operando em várias posições, inclusive em marcha-á-ré.

Colhedora de Forragem

Colhedora de forragens JF 92 Z10. Desenvolvida nos anos 90 e hoje atualizada com a última tecnologia do mercado. Maior resistência, maior produtividade e o melhor custo x benefício da categoria. Possui uma inigualável qualidade e uniformidade de picado com 12 tamanhos distintos. Novo sistema de transmissão feito por caixas com giro livre e cardans para menor perca de potência, maior produtividade e otimização do tempo no fechamento do silo. Essa é a colhedora de forragens de uma linha mais vendida no Brasil.

Grade Niveladora

Grade niveladora utilizada para o destorroamento do solo, nivelamento da superfície e eliminação de eventuais invasoras. Quase sempre, duas passadas da grade niveladora são suficientes;

Arado de disco

O arado é um implemento agrícola que serve para cortar, elevar  e inverter, ou seja revolve o solo para melhorar a aeração e a infiltração de agua, incorporação de restos culturais, fertilizantes e corretivos, além de controlar as ervas daninhas. Desde o inicio dos tempos o arado é utilizado na área agrícola, é um instrumento pesado que demanda um certo esforço para que seja usado.
Um arado pode ser do tipo aiveca, fixo ou reversível e composto de discos ou grades. O arado de discos trabalha de 20 a 25 cm de profundidade o solo, e em solos com grande quantidade de palha, o arado de aveica faz um trabalho melhor na incorporação do que o arado de disco, pois  giram as grades de discos e de dente, são os implementos mais utilizados no preparo secundário do solo, são normalmente utilizadas após a aração para destorroar, nivelar e adensar o solo.

Grade Aradora

As grades aradoras intermediárias ou pesadas realizam, numa só operação, a aração e a gradagem. O perfil do solo preparado pela maioria das grades aradoras é superficial, da ordem de 10 cm a 15 cm de profundidade. A estrutura superficial do solo apresenta-se extremamente fina e frágil. O solo preparado constantemente com esse implemento apresenta nítida descontinuidade entre o perfil preparado e o solo imediatamente abaixo. O corte superficial e a pressão dos pneus do trator e dos discos da grade sobre o solo adensam a sua camada subsuperficial, resultando na formação do pé-de-grade, com 5 cm ou mais de espessura, dificultando o crescimento das raízes e favorecendo a erosão laminar. Normalmente, são necessárias duas passagens de grade aradora. Em alguns casos, a segunda gradagem é substituída por uma ou duas gradagens leves. Em todos os casos, a tendência é a formação de uma superfície ainda mais pulverizada e de um pé-de-grade mais denso, que varia de acordo com o número de passadas do implemento e o teor de umidade do solo. Na superfície pulverizada pode originar-se uma camada endurecida de 2 cm a 3 cm de espessura, prejudicando a emergência das plântulas e a infiltração da água no solo.

Distribuidor de calcário

Distribuidores ideais para adubação e semeação.
De fácil manejo, excelente capacidade de aplicação, distribui calcário, adubo, sementes e estercos seco (avícola e bovino), com grande uniformidade, podendo atingir uma faixa de cobertura de 9 a 15 metros de largura por passada.
O reservatório é fabricado em polietileno atóxico para não contaminar os produtos, tendo grande resistência e durabilidade.
A transmissão é feita através de eixo tipo cardan e caixa de engrenagens, sem o uso de correias e polias, o que garante longa vida útil com manutenção simples e de baixo custo.

Tratores

Trator New Holland

Motor
A linha TL Exitus vem equipada com motor MWM International, que tem excelente relação torque/potência, exclusivamente desenvolvido para atender às mais diversas atividades no campo.
Transmissão
A transmissão com 12 marchas sincronizadas à frente e 4 à ré, em 3 gamas de velocidade, é oferecida para os modelos TL60E e TL75E.
A outra opção de transmissão, com 12 marchas sincronizadas à frente e 12 à ré (disponível para os modelos TL75E, TL85E e TL95E), dispõe de uma exclusiva alavanca de reversão, ideal para os serviços que exigem grande número de manobras, o que propicia maior conforto ao operador, além de alto rendimento.
Sistema Hidráulico.
O sistema hidráulico possui bomba de engrenagem independente, levante hidráulico categoria II, além de vir equipado com o exclusivo e consagrado Lift-O-Matic.
Tomada de força
De acionamento mecânico, tem acoplamento progressivo. Além da velocidade de 540 rpm, essa TDF oferece o sistema de velocidade sincronizada com a roda e opção de TDF econômica.
Eixos, freios e direção
Os eixos são robustos, confiáveis e suportam com segurança todos os esforços decorrentes das diversas operações. Os freios oferecem total segurança ao operador, e a direção hidrostática permite fácil dirigibilidade e grande manobrabilidade.
A linha TL Exitus possui uma plataforma de grande área livre, sem obstáculos, e com comandos ergonomicamente posicionados e de fácil alcance.


Trator Jonh Deere 5605



•  Motor agrícola John Deere de 75 cv com baixo consumo de combustível, longa vida útil e excelente desempenho.
•  Embreagem com disco cerametálico, mais durável e eficiente.
•  Transmissão parcialmente sincronizada com 9 marchas à frente e 3 à ré.
•  Eixo traseiro com redução final interna tipo planetária.
•  Freios hidráulicos com discos em banho de óleo, auto-ajustáveis e auto-equalizáveis.
•  Direção hidrostática com bomba independente de alta vazão.
•  Eixo dianteiro (4x2 ou 4x4) resistente, versátil e com excelente manobrabilidade.
•  TDP-E - Tomada de potência econômica e independente de 540 rpm a 1700 rpm do motor. Economia e produtividade.
•  Levante hidráulico com controle de tração e posição.

Trator Massey Ferguson 275

Pulverizador 600 Litros



A maior parte dos pulverizadores montados (ligados ao sistema hidráulico do trator) e de arrasto (ligados a barra de tração do trator) possuem todos os componentes semelhantes, mudando apenas em forma e tamanho.
Os pulverizadores montados em tratores, conhecidos também por “pulverizadores de três pontos”, normalmente são equipados com barras de 12 a 16 metros de comprimento e operam em velocidades de 5 a 8 km/hora. São geralmente encontrados no mercado brasileiro com capacidade de carga de agroquímicos entre 400 a 800 litros.


Carreta Tanque


Carreta tanque 6000 Lts sobre chassi de 4 rodas s/ pneus. Tanque de água 6000 lts novo. Marca Cemag (Novo); Ano 2011; Quebra onda interno, pintura interna, registro na trazeira, escada; Medidas: comprimento 5.150, largura 1.836 Cor: vermelha Preço R$ 8.900,00 à vista, sem pneus, ou R$9.500,00 à prazo; R$ 600,00 os 4 pneus aro 16 usados e câmaras de ar nova

 

Carreta de madeira

Carreta 5 e 6 Ton.   
Carreta agrícola com carroceria em madeira com 01 eixo  e 04 rodas

Roçadeira

As roçadeiras Jumil são fornecidas para roçar vegetação rasteira de baixa densidade e gramados, nos modelo agrícola com transmissão direta JM RUTD ou com transmissão por correias JM RUTC com largura de corte de 1,30 / 1,40 / 1,50 / 1,70 / 1,90 metros. Possui ainda o modelo JM RATD-A com largura de corte de 1,00 metro. Apresentam grande facilidade de operação, sendo acopláveis aos três pontos do trator (sistema hidráulico – SH) com posicionamento de trabalho central ou lateral. O modelo JM RUTD possui sistema de acionamento com caixa de transmissão com embreagem e giro livre, o modelo JM RUTC o sistema de acionamento é efetuado por polias e correias que movimentam a transmissão dos suportes das facas. São fornecidas com sapatas dos esquis substituíveis, roda guia e esquis para regulagem da altura de corte. Opcional: facas rebaixadas.
Finalidade do Produto: Efetuar a roçada de vegetação rasteira de baixa densidade e gramados.

Última atualização (Qui, 11 de Outubro de 2012 22:39)